Foi apresentado nesta última quinta-feira, estudos feitos pelo Instituto Ethisphere, que classificou a Microsoft como uma das empresas mais éticas do mundo. Nesta classificação também se encontram as empresas Adobe, Symantec, Xerox, eBay, Cisco e Best Buy.
O Brasil também tem sua empresa representante neste estudo, é a empresa Natura. O estudo varia quanto ao número de empresas selecionadas, no ano de 2010 a lista contou com 100 empresas.
Das empresas que se encontram na lista de 2011, 36 destas, nunca haviam sido citadas, já, 26 empresas presentes na lista do ano passado, não se encontram esse ano na classificação, entre elas encontra-se a empresa Google que não foi citada neste ano.
Como explicação para que empresas como o Google estejam fora da lista foi dada em comunicado logo na apresentação da lista; “As saídas, em geral, se dão por conta de processos judiciais ou violações éticas, ou mesmo o aumento de competitividade no mercadoonde a empresa atua”. Sendo assim, vale lembrar que a Google, é alvo de investigação da União Européia por abusar de sua liderança no mercado de buscas online para promover seus serviços.
As empresas que são selecionadas para a lista são previamente analisadas em vários quesitos, entre eles, reputação, liderança e inovação. Esses três quesitos formam 30% da nota de classificação, já o programa de ética e conformidade forma outra, representando mais 30%, já o quesito cidadania empresarial e cidadania valem 25% e os últimos 15% restante da nota, vai para o quesito governança, saindo daí a lista para a escolha da empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário