O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro apresentou um crescimento de 2,7% em 2011, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com esse resultado o Brasil passou a ser a sexta economia mundial ultrapassando o Reino Unido.
O resultado não surpreendeu os especialistas e o mercado financeiro, que projetavam um crescimento entre 2,6% e 3% para o ano passado.
Esse desempenho é inferior ao registrado em 2010, quando a economia apresentou um crescimento robusto de 7,5%, após um recuo de -0,33 em 2009, reflexo a crise financeira que estourou em setembro de 2008 nos Estados Unidos e afetou drasticamente a economia mundial.
Em valores correntes, a soma das riquezas produzidas no País chegou a R$ 4,143 trilhões no ano passado.
Em função deste crescimento, o PIB per capita alcançou R$ 21.252 (em valores correntes), após ter registrado variação, em volume, de 1,8% em relação a 2010. O PIB per capita é definido como a divisão do valor corrente do PIB pela população residente no meio do ano.
De acordo com dados divulgados pelo IBGE, no quarto trimestre de 2011 o PIB cresceu 0,3% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. O setor agropecuário, com alta de 0,9% e o de serviços, com avanço de 0,6%, foram os detaques positivos, enquanto a indústria apresentou retração de -0,5%.
Mais informações aqui.
Fonte: Portal IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário