Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, a empresária de sucesso que agora assumirá também um posto no governo federal como titular da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, está na luta desde a infância. Seu nome é conhecido do grande público desde meados dos anos 90, década em que assumiu o comando das operações do Magazine Luiza, mas sua trajetória começou aos 12 anos, quando ela abriu mão das férias escolares para trabalhar na loja de seus tios.
Em 1957, Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato, os tios da nova ministra do governo Dilma Rousseff, compraram “A Cristaleira”, pequena loja de presentes em Franca, no interior de São Paulo. Os parentes foram paulatinamente sendo incorporados ao negócio, e nesse processo, Luiza Helena, que começou como balconista, passou a gerente geral. Duas décadas de expansão depois, a rede, rebatizada como Magazine Luiza, já tinha 30 lojas.
Luiza Helena assumiu o comando do grupo em 1991, quando foi necessária a criação de uma holding (termo usado no mundo empresarial para designar a empresa-mãe, abaixo da qual estão diversas operações de um mesmo grupo). A rede tem hoje mais de 600 lojas, 21 mil funcionários, 20 milhões de clientes e fatura R$ 6 bilhões por ano.
A agora ministra tem pouco mais de 1,50 metro de altura, é viúva do empresário Erasmo Fernandes Rodrigues, que atuava no ramo de postos de combustíveis, e tem três filhos. Ela tem um jeito simples de falar de temas complexos, mas a erudição é dispensável – a empresária é formada em Direito e Administração de Empresas.
Leia mais aqui.
Fonte: IG Último Segundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário