quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Papa Bento XVI nomeia novo Bispo para Diocese de Marabá

O novo Bispo da Diocese de Marabá chama-se Vital Corbellini.

O anúncio foi feito pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, e pelo bispo emérito, Dom Paulo Moretto, na manhã desta quarta-feira.

Vital Corbellini tem 52 anos e nasceu em Garibaldi. Entre 2008 e 2011, foi vigário-geral da Diocese de Caxias do Sul. Atualmente vive em Jaru, como missionário no projeto Igrejas-Irmãs na Diocese de Ji-Paraná, em Rondônia.

Nasceu na localidade de Boa Vista do Sul, no município de Garibaldi. Cursou a faculdade de Filosofia na Universidade de Caxias do Sul, e a faculdade de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi ordenado sacerdote em 28 de dezembro de 1986.

Fez Mestrado e doutorado em Roma pelo Institutum Patristicum Augustinianum, Pontifícia Universidade Lateranense, também fez o pós doutorado em História da Igreja Antiga na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi professor de Patrística e de História da Igreja Antiga na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e atuou no Magistério no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel.

Auxiliou também na formação teológica de leigos e de leigas na Diocese de Caxias do Sul. Por dois anos foi coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral. De 2008 até o inicio de 2011 foi Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul. Desde 2011 atua como missionário no projeto de Igrejas-irmãs na Diocese de Ji-Paraná, em Jaru na Paróquia São João Batista.

A Diocese de Marabá estava vacante desde abril passado Dom José Foralosso renunciou por motivos de idade, vindo a falecer em agosto último.

Desde a renúncia de Dom José, a Diocese de Marabá vinha sendo administrada por Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, Bispo da Prelazia de Cametá.

De acordo com o Bispo de Caxias, Dom Alessandro, a posse de Pe. Vital como Bispo deverá acontecer no dia 30 de novembro durante celebração que será realizada no Santuário de Nossa Senhora de Caravággio, em Farroupilha.

Nenhum comentário: