segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Eleições 2012: algumas curiosidades

Prefeito mais velho do Brasil
Eleito aos 89 anos, Tião Biazzo (PMDB), é o prefeito mais velho do Brasil. Já é a sexta vez que o candidato do PMDB se elege para a prefeitura de Aguaí, interior de São Paulo.  Biazzo venceu Dr. Gutemberg (PPS) com 8.063 votos, o que corresponde a 44,47% dos votos válidos.


Os últimos 16 votos
A cidade de Piedade (SP) foi a que teve a disputa mais acirrada da região. A candidata eleita para a prefeitura, Maria Vicentina (PSDB), ganhou com apenas 16 votos a mais que o prefeito Geremias (PT), que tentava se reeleger.


Primeira vitória, sete anos depois
Sete anos após ser registrado pela Justiça Eleitoral, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) elegeu no domingo (7) seu primeiro prefeito. Com 6.796 votos, o equivalente a 44,26% dos votos válidos, Gelsimar Gonzaga venceu a disputa pela Prefeitura de Itaocara, no Rio de Janeiro.


Morador de rua é o mais bem votado
Ex-morador de rua é  eleito vereador com maior número de votos em Varginha, Sul de Minas Gerais. Adilson Bboy se filiou ao PR com o apelido de "Pé de Chumbo" e conseguiu 2.863 votos.


Lixo jogado em frente à Câmara
Eleitores de Santa Bárbara D'Oeste (SP), irritados com a sujeira no último domingo (7), recolheram os panfletos políticos do chão e despejaram tudo em frente à Câmara da cidade.


Número errado
No Sul de Minas, a candidata Cristiane Baliza (PTB) fez campanha com o número errado. Cristina que disputava o cargo de vereadora na cidade de Paraguaçu disse que só percebeu o erro no dia da eleição. Segundo o partido, ninguém prestou atenção na hora da divulgação.


Derrota leva cantor ao hospital
Com pouco mais de 12 mil votos, o cantor Agnaldo Timóteo não conseguiu se eleger ao cargo de vereador na Câmara Municipal de São Paulo e, assim que soube da derrota, começou a passar mal e procurou atendimento médico.


Mortes de candidatos
O candidato a prefeito José Wilde Vieira Bringel (PT) de Penaforte, no Ceára, e o candidato a vereador  Domingos Gomes da Rocha (PC do B), em Richão das Neves, na Bahia,  morreram neste domingo (7),  após a apuração dos votos.


Eleito pela idade
Em duas cidades brasileiras, o critério de desempate para prefeito foi a idade. Em Bananal (SP), Peleco (PSDB) e Mirian Bruno (PV) somaram 1.849 votos cada, mas Miriam é quem foi eleita. O caso se repetiu em Balsa Nova (PR), com Marcos Antonio Zanetti (PDT) e Luiz Cláudio Costa (PMDB) que somaram 3.869 votos - Luiz Costa foi eleito por ser mais velho.


Vantagem de 1 voto
Disputas acirradas ocorreram em Exu (PE), onde Léo Saraiva (PTB) foi eleito com vantagem de apenas 1 voto: 10.023, contra 10.022 de Jaílson Bento (PSB). Mesma diferença foi verificada em Correntes-PE - Edimilson da Bahia (PSB) recebeu 4.621 votos, e Júnior (PR), 4.620. Em Caiçara (PB), Cícero (PSB) recebeu 2.736 votos, contra 2.735 de Bola (PMDB).


Candidato ‘A Onde É’
O candidato A Onde É (PTC), apelido usado por Antonio Farias de Sousa nas eleições, foi um dos 43 vereadores eleitos em Fortaleza (CE). A Onde É recebeu 6.042 votos.


‘Professora do Youtube’
Conhecida como "Professora do Youtube", a professora estadual Amanda Gurgel (PSTU) foi eleita a vereadora mais bem votada da história de Natal (RN). Foram exatos 32.819 mil votos, o equivalente a 8,59% dos votos válidos.


Prefeito colombiano
O candidato do PP Carlos Amastha, empresário colombiano do ramo de shoppings que se naturalizou brasileiro, foi eleito prefeito de Palmas, capital do Tocantins. Amastha obteve 59.680 votos (49,65% do total). Marcelo Lelis ficou em segundo, com 51.979 votos (43,24%).


Disputa entre irmãos
A disputa envolvendo dois irmãos na eleição para prefeito de Casserengue (PB) foi decidida por uma diferença de apenas 152 votos. Carlinho (PSD) obteve 2.208 votos, ou 51,78% dos válidos, contra 2.056 de seu irmão Orlando da Galinha (PSDB).


Nomes quase iguais
Após provocarem confusão por causa da semelhança de seus nomes, os candidatos Silvânio Barbosa (PSB) e Silvania Barbosa (PPS) se elegeram para a Câmara Municipal de Maceió (AL). Silvânio recebeu 10.321 votos, sendo o segundo mais votado na eleição. Silvania conquistou uma vaga com 4.631 votos.


Mulheres eleitas
O número de mulheres eleitas para as prefeituras no 1º turno aumentou 31,5% nestas eleições em relação ao 1º turno de 2008, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apenas uma candidata se elegeu prefeita de capital, Teresa Surita (PMDB), em Boa Vista. O percentual de candidatas do sexo feminino também aumentou, crescendo 21,3% neste ano, em relação a 2008.


Prefeitos aos 21 anos
Segundo o TSE, o prefeito eleito mais novo é Pacheco Neto (PSD), de Chaval (CE), com 21 anos de idade. Os outros mais novos, eleitos também com 21 anos, são Valéria do Manin (PR), de Araioses (MA), Pinheirinho (PP), de Ibirité (MG), e Divaldo Soares (PSDB), de Viçosa do Ceará (CE).


Vereadora diz que doará salário
A professora aposentada Eleika Bezerra (PSDC), de 69 anos, eleita vereadora em Natal pela primeira vez neste domingo (7), reafirmou o compromisso registrado em cartório e garante que doará seu salário na Câmara Municipal para instituições de caridade. Hoje, um vereador em Natal ganha salário bruto de R$ 15.019,00.


Eleitor vota no lugar de outro
Um eleitor de Goiânia afirma que outra pessoa votou no lugar dele no domingo, nas eleições para prefeito e vereador, mesmo com o sistema de verificação digital. O fato aconteceu em uma escola do Setor Bela Vista, na região sul da capital. Ele acabou votando no lugar de outro eleitor, que tem o nome parecido com o dele, com o aval do presidente da seção eleitoral.


Super-heróis fracassam
Usar nomes de super-heróis nas urnas não trouxe sorte para vários candidatos. Batman, Super-Homem, Wolverine, Mulher Maravilha, Hulk, Flash e outros ficaram distantes de se eleger vereador pelo país.


69 Dilmas
Das 69 candidatas a vereadora que usaram o nome de "Dilma" na urna nas eleições municipais, apenas duas foram eleitas. Em Pedra Mole (SE), Dilma (PMDB) foi eleita com 176 votos e terminou em quinto entre os candidatos mais votados na cidade sergipana. Outra candidata chamada Dilma (PRB) foi eleita em Mirangaba (BA).

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário: