segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Lewandowski: eleitores repudiaram fichas sujas

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou hoje à noite que os eleitores de alguns Estados repudiaram os candidatos atingidos pela Lei da Ficha Limpa. Lewandowski observou que ocorreu um fenômeno, de renovação da bancada da Câmara Distrital de Brasília, que no ano passado viu vários de seus integrantes se envolver com suspeitas de corrupção.

O presidente do TSE não quis comentar a eleição com recorde de votos do palhaço Tiririca para a Câmara dos Deputados. No entanto, ele disse que votos de protesto devem ser encarados como uma forma de manifestação popular transitória num período de amadurecimento da democracia. 

Lewandowski afirmou que a eleição foi tranquila, com poucas ocorrências, se considerado o tamanho do Brasil, que é um país com dimensões continentais. Foram registradas 49 prisões de candidatos e 1.089 prisões de pessoas que não disputaram cargos. Os motivos foram irregularidades como boca de urna, propaganda ilegal, transporte e fornecimento ilegal de alimentos, compra de votos e corrupção eleitoral. (Agência Estado)

Nenhum comentário: