domingo, 18 de março de 2012

Metade dos brasileiros sofre com distúrbios do sono


Na última sexta-feira foi comemorado o Dia Mundial do Sono, com ações realizadas no Brasil e no mundo para alertar a população em relação à saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde,  cerca de 40% da população mundial apresentam algum tipo de distúrbio ou síndromes do sono.

Somente no Brasil, 43% dos brasileiros não conseguem dormir da maneira correta, resultando em cansaço, o que aumenta o risco de desenvolvimento de outras doenças.

Os problemas relacionados ao sono têm aumentado cada vez mais, e uma das causas é a correria do dia a dia e também o estresse.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira do Sono, existem 90 tipos de distúrbios do sono, mas muitas pessoas desconhecem o diagnóstico. “Entre os principais estão a apneia obstrutiva do sono, encontrada em cerca de 30% da população adulta, além da insônia, que afeta até 15% da população brasileira”.

Com o objetivo de alertar a população em relação aos distúrbios do sono e esclarecer dúvidas da população, foram realizadas várias ações no Estado de São Paulo, sendo que a maioria aconteceu na Capital.

Pessoas que sofrem de apneia obstrutiva do sono, a qual tem como característica a obstrução repetida da via aérea superior (garganta) devem ficar atentas, pois isso pode acarretar outros problemas de saúde como hipertensão, diabetes e doenças cardíacas. “Por isso, os pacientes com históricos cardíacos devem se preocupar ainda mais com a qualidade do sono”.

Vários estudos apontam para as conseqüências negativas dos distúrbios do sono. “A apneia obstrutiva do sono está ligada à pior qualidade de vida e aumento de mortalidade em longo prazo. É importante que as pessoas tenham sono saudável, o que evita tais distúrbios”.

Mais informações aqui.

Fonte: O Regional

Nenhum comentário: